baner principal com título e logo do estado
Imprimir

Current Size: 100%

  • Preto/White
  • White/Preto
  • Yellow/Azul
  • Standard

Current Style: Standard

Ministro dos Portos aprova o novo Terminal Hidroviário de Belém

Da Redação

Agência Pará de Notícias

Atualizado em 27/05/2014 19:13:00


Em visita a Belém, o ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, conheceu nesta terça-feira (27) as instalações do Terminal Hidroviário do Porto de Belém “Luiz Rebelo Neto”, inaugurado na última sexta-feira (23) pelo governo do Estado. Acompanhado pelo presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Abraão Benassuly, e pelo recém-empossado presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), Jorge Ruiz, o ministro conheceu de perto a estrutura do novo empreendimento, que tem capacidade para atender cerca de 60 mil pessoas por mês.


Antes da visita, Antonio Silveira participou da cerimônia de posse do novo presidente da CDP, que teve também a presença da governadora do Estado em exercício, desembargadora Luzia Nadja Nascimento, e do embaixador da Bélgica, Josef Smets. No evento, o ministro destacou a parceria entre o Estado e o governo federal para a reestruturação dos portos e hidrovias no Pará. “A integração entre governo do Estado e União é fundamental para a execução de um trabalho efetivo de readequação portuária que, de fato, atenda as necessidades da população”, ressaltou.


Durante o discurso de acolhida ao novo presidente da CDP, a governadora em exercício destacou a importância dos portos e hidrovias para o Pará e disse que a história de formação do Estado está intimamente ligada às vias portuárias. “A história do Pará não pode ser escrita sem que se fale dos rios e da população que sempre usou a via fluvial como principal meio de transporte. Por isso, precisamos ampliar cada vez mais as políticas públicas para esse setor, por meio de ações integradas, em diferentes esferas, que aproximem ainda mais governo e população ribeirinha”, afirmou Nadja Nascimento.


Terminal - Na visita às instalações do novo Terminal Hidroviário, o ministro dos Portos inspecionou toda a estrutura e funcionamento do prédio, construído em uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, no Galpão 9 da CDP. “O Pará está de parabéns. Esse terminal feito na área da CDP pelo governo do Estado deu um equipamento fantástico para a cidade, e creio que todos estarão muito bem atendidos com essa obra”, destacou o ministrou Antonio Henrique Silveira.


Fruto de um investimento de R$ 19 milhões, cofinanciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra representou um salto de qualidade no transporte hidroviário de passageiros no Pará. Anfitrião da visita, o presidente da CPH disse que ficou feliz com a avaliação do ministro. “O Terminal Luiz Rebelo Neto alterou a realidade do sistema de transporte fluvial no Estado, proporcionando conforto, segurança e qualidade nos serviços prestados à população. A avaliação positiva do ministro mostra a qualidade desse empreendimento e prova que estamos no caminho certo para a completa readequação portuária no Pará”, afirmou Abraão Benassuly.


Adison Ferrera

Secretaria de Estado de Comunicação

Copyright © 2012 - CPH (Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará)

Av. Generalíssimo Deodoro, 367
CEP: 66050-160, FONE: (91) 3221-4100
Umarizal - Belém - Pará

selo de validação w3c selo de feito em drupal selo de feito pela PRODEPA