baner principal com título e logo do estado
Imprimir

Current Size: 100%

  • Preto/White
  • White/Preto
  • Yellow/Azul
  • Standard

Current Style: Standard

Terminal de Curuá vai ajudar na integração do modal hidroviário

Terminal de Curuá vai ajudar na integração do modal hidroviário

Os cerca de 15 mil moradores do município de Curuá, no Baixo Amazonas, vão ganhar um moderno Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas. O equipamento, orçado em mais de R$ 3,700 milhões, está sendo construído com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal e vai atender mais de dois mil usuários por mês. Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito e vereadores do município estiveram na Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) para saber mais detalhes da obra.

 

"Assim como os demais terminais hidroviários já entregues pelo governador Helder Barbalho no Baixo Amazonas, o de Curuá será uma ferramenta pública que vai trazer dignidade e conforto para os usuários da região. Quando ele for entregue, vai ajudar na integração do modal hidroviário no Estado", destaca Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

 

No momento, os operários trabalham nos últimos detalhes como colocação das cadeiras no terminal de passageiros, instalação do bebedouro e TV. Desde o ano passado, o terminal possui outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar na região. Quando for entregue, o equipamento será administrado pela prefeitura de Curuá. A obra gerou 70 empregos diretos e 25 indiretos na região.

 

O espaço conta com terminal de cargas, cadeiras confortáveis, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisão, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. Já a obra naval compreende duas rampas metálicas articuladas cobertas, uma rampa para acesso ao flutuante principal coberto, além de sistema de amarração e fundeio para embarcações.

 

O prefeito de Curuá, José Vieira de Castro, lembra que antes do terminal os usuários corriam riscos para embarcar e desembarcar em um local improvisado na frente da cidade. "Antes nós tínhamos uma ponte de madeira onde os passageiros passavam para chegar nos barcos, depois tivemos dois flutuantes, mas era tudo improvisado", disse o gestor municipal.


Integração - O Terminal Hidroviário de Curuá será o quarto entregue pelo governo do Estado na região do Baixo Amazonas. Já estão operando os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro e Prainha. Em breve, o governo também vai entregar os terminais de Almeirim, Santana do Tapará e Santarém, concluindo assim, a integração do Baixo Amazonas por meio do modal hidroviário.

 

por Bruno Magno (Ascom/CPH)

Copyright © 2012 - CPH (Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará)

Av. Generalíssimo Deodoro, 367
CEP: 66050-160, FONE: (91) 3221-4100
Umarizal - Belém - Pará

selo de validação w3c selo de feito em drupal selo de feito pela PRODEPA