Terminal Hidroviário de Belém registra recorde de passageiros em maio

Quem utiliza o Terminal Hidroviário de Belém 'Luiz Rebelo Neto' (THB) para sair ou chegar da capital paraense por meio dos rios, dispõe de boa infraestrutura e segurança, prova disso é o aumento constante no número de pessoas que procuram o local. O mês de maio deste ano, por exemplo, registrou recorde no número de passageiros desde que o Terminal foi inaugurado, aumentando o volume em 54% se comparado a maio de 2018. Os dados são da CPH (Companhia de Portos e Hidrovias do Pará), responsável pela administração do espaço.

De acordo com os números, só no mês de maio foram 338 viagens no Terminal, sendo 150 embarques e 188 desembarques, com total de 72.981 passageiros. Os números representam uma média de 2 mil pessoas por dia, um aumento de mais de 50% em relação a maio de 2018.

Já no mês de abril, foram registradas 334 viagens, sendo 152 embarques e 182 desembarques, representando um total de 62.732 passageiros. Isso equivale a uma média de 2 mil usuários por dia e um aumento de aproximadamente 46% em relação a abril de do ano passado.

"A grande movimentação nos meses de abril e maio pode ser explicada por conta da abertura do período de defeso, quando pescadores do interior precisam vir a Belém atrás do processo do seguro-defeso artesanal. A previsão é de que em junho o movimento aumente ainda mais devido a proximidade das férias escolares de julho, principalmente na segunda quinzena", explica Nicolau Ferrari, diretor de gestão hidroviária da CPH.

Viagens - Atualmente, o Terminal Hidroviário de Belém opera com oito linhas, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. As linhas intermunicipais fazem o trajeto Belém-Camará-Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém – Mocajuba - Belém. Já as linhas interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os Estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.

Os passageiros do THB são atendidos por 11 empresas de navegação que realizam estes trajetos diariamente.

por Bruno Magno (Ascom CPH) / Foto: Agência Pará