Obras do terminal hidroviário de Santarém estão 55% concluídas

Com 55% das obras concluídas, o Terminal Hidroviário de Santarém, no oeste paraense, recebeu na tarde desta sexta-feira (18) a visita de uma comitiva formada por integrantes da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Prefeitura de Santarém e Conselho Regional de Engenharia e Economia do Pará (Crea-PA). O objetivo foi acompanhar o andamento das obras.

Com previsão de entrega para maio de 2020, o Terminal Hidroviário vai melhorar a mobilidade para mais de 302 mil pessoas, e deve receber em média, 5 mil passageiros por dia. Executada pela CPH e financiada com recursos da Caixa Econômica Federal, a obra foi orçada em quase R$ 60 milhões.

"Essa visita foi realizada com o intuito de mostrar à Prefeitura de Santarém o avanço das obras deste Terminal Hidroviário, que consideramos estratégico para a região do Baixo Amazonas. É uma obra grande e completa", informou Hugo Penna Hachem, diretor Administrativo e Financeiro da CPH. Segundo ele, em breve a CPH e a Prefeitura de Santarém devem definir, após estudo, o modelo de gestão para o Terminal Hidroviário

Também participaram da visita técnica o engenheiro da CPH Diogo Marques, responsável pela obra em Santarém; Demétrio Hage, gerente de Infraestrutura da Companhia; o engenheiro Carlos Renato Milhomen Chaves, presidente do Crea-PA, e o secretário municipal de Infraestrutura de Santarém, Daniel Simões.

Referência - Quando for finalizado, o Terminal Hidroviário de Santarém, já considerado o mais moderno do Brasil, terá 3.600 metros quadrados de área construída, 16 guichês para venda de bilhetes, guarda-volumes, sistema de climatização, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, farmácia, três lanchonetes e restaurante.

A sala de espera vai contar com 1.205 cadeiras confortáveis e rede wi-fi gratuita. O terminal contará, ainda, com espaço para instalação de lojas e quiosques, e salas para órgãos de segurança e justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon). Já o terminal de cargas terá um galpão com mais de 06 mil metros quadrados.

Para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, o espaço terá rampa metálica biarticulada, passarela coberta em concreto e flutuante com oito fingers, para atraque das embarcações. Na área externa, o terminal vai dispor de estacionamento com 5.800 metros quadrados e vagas para carros, motos e bicicletas, além de pontos para táxis e ônibus.

A obra em Santarém proporcionou a criação de 700 empregos diretos e 150 indiretos. Quando for inaugurado, a expectativa é que o terminal gere cerca de 700 empregos, entre diretos e indiretos.

Por Bruno Magno (Ascom/CPH)