Pós-graduação em Gestão Penitenciária vai qualificar 40 servidores

Um convênio celebrado entre o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) permitirá a realização, pela primeira vez no Pará, do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Penitenciária. A aula inaugural acontecerá nesta segunda-feira (16), às 18h, no auditório da Faculdade Estácio do Pará/FAP, e será ministrada por Maurício Kuehne, diretor geral do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná.

O objetivo do curso é promover a qualificação profissional em nível de pós-graduação a servidores do Sistema Penitenciário, tornando-os aptos para atuação nos âmbitos técnico e político, na elaboração de políticas públicas direcionadas à redução da criminalidade e à recuperação dos detentos e egressos.

O analista técnico da Coordenação de Apoio à Capacitação em Sistemas Penais do Depen, Antônio Dantas, ressalta a importância de o Estado investir na qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Penitenciário.”Esse curso é fundamental para associar a experiência prática dos servidores ao conhecimento produzido no ambiente acadêmico”, destaca Dantas.

Dos 40 servidores efetivos selecionados por meio de entrevista e análise de currículo, 29 são da Susipe, cinco de outros órgãos e que atualmente estão cedidos ao Sistema Penitenciário, e seis são funcionários da Justiça Criminal e demais áreas da segurança pública.

Avanço - Pedro Paulo de Souza, um dos servidores da Susipe selecionados para o curso, ressalta que todos ganham com essa especialização - o servidor, o Sistema Penitenciário e a sociedade. “Essa conquista representa um grande avanço na política de capacitação profissional”, afirma.

Os alunos estudarão com bolsa integral financiada pelo Ministério da Justiça/Depen e governo do Pará. A Faculdade Estácio/FAP é a responsável pelo conteúdo acadêmico do curso, que tem a duração de 12 meses, carga horária total de 378 horas; 23 disciplinas, dividas em cinco eixos, direcionados para as temáticas de criminalidade, ordenamento jurídico, gestão prisional, pesquisa científica e políticas de assistência que obedecem ao padrão da matriz curricular orientada pelo Depen.

Texto:
Nara Pessoa - Susipe